Arroz Integral

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Meninas, vi bastante gente essa semana falando do arroz integral. Ele já é um velho companheiro e por isso decidi postar algumas receitinhas fáceis e rapidinhas com ele.

Eu prefiro usar o arroz integral daquelas marcas que vendem produtos macrobióticos, mas nada impede de vc comprar de marcas mais comerciais.
Lavo o arroz e coloco para cozinhar sempre na medida 1 para 3, ou seja, para cada medida de arroz, vc coloca 3 de água. Caso vc goste mais molinho, coloque mais água ( mais no final do cozimento).

Arroz com Gersal
Gersal nada mais é que gergelim socado com sal marinho. Uma dica é comprá-lo já feito. Adoro esse da marca Mãe Terra.

Mas voltando ao arroz, para comer com gersal, só cozinho o arroz. Ao final do cozimento vou misturando o gersal no arroz. Vá colocando aos poucos, misturando e experimentando. Ficar super gostoso e crocante.
Não precisa colocar óleo ou sal, pois tudo isso já tem no gersal.

Arroz Arroz
KKKK não dêem risada, mas eu faço o arroz nosso de cada dia variando os temperos. Uso muito temperos secos, como flocos de alho, alho desidratado, cebola em flocos, curry, cheiro verde desidratado.
Geralmente depois de colocar o arroz e a água para cozinhar, aí que coloco o tempero. Só coloco o sal no final, pois os temperos fazer com que a gente use menos sal.
Ah, uma dica para quando vc for usar alho in natura, só acrescente nos minutos finais, pois assim as propriedades do alho ( que não são poucas), ficam conservadas.
O Arroz tb fica bom se cozinhado junto com abóbora cabotiã, mandioquinha, inhame, cenoura ou mandioca.

E o óleo?
Eu nao costumo usar muito óleo na comida ( aqui em casa o litro de Canola dura meeeeses!), mas quando é necessário, uso azeite ou óleo de gergelim. Ambos dão um gosto maravilhoso ao arroz.

E na sopa?
Arroz integral fica muito bom em sopas e caldos, a única coisa é que vc deve cozinhar bastante. Mas no final fica delicioso e dá uma textura muito boa no prato.
Inclusive caldo de arroz integral é ótimo desintoxicante. Vc cozinha uma xícara de arroz integral até ele virar uma papa ( vá adicinando água, o quanto precisar). Quando ele já estiver bem macio, adicione 3 xícaras de água, mexa, deixe levantar fervura, desligue. Coloque uma colher de chá de gersal e misture. Tome o caldinho em jejum, ajuda a limpar o organismo.

Salada?
É, já experimentou fazer uma espécie de salada com o arroz integral? Ótimo para dias quentes.
Cozinhe o arroz integral  normalmente e deixe secar a água, reserve e deixe esfriar.
Em uma travessa pique palmito, tomate seco, azeitonas, cenoura cozida e ervilha. Depois vá adicionando o arroz frio e mexendo aos poucos. Por último regue com azeite. De-li-ci-o-so!!!!!!!!!

Mas afinal, ele vai bem com que?
Com tuuuuuuuuuuuuuuudo!
De saladas a carnes! Com peixe então fica delicioso! Estrogonofe! uiii, fiquei com fome uhauahuahuahauha

beijosssss

5 comentários:

Vanessa Monteiro disse...

Oiii

Miga nunca experimentei esse gersal!

Ótimas dicas!

Adoro esse seu cantinho tbm! rs

Beijos

Fernanda disse...

Oi Cacau! Vim ser sua seguidora.
Menina,seu blog é lindoooooooooooooo
adorei o posto da galinha. rs...
vou te ler todos os dias.
bj bj.

Suzan disse...

Nossa! que legal seu blog! adorei as dicas , vou voltar sempre. Bjinhos

Lola Piaf disse...

Cacau, seu blog é o blog, ótimas dicas..
To te seguindo querida.
E sim, esse bando de louco tá em tudo qnto é lugar huahuahuahu

;****

Giovana disse...

Cacau adorei o seu Blog...deu água na boca...tb adoro arroz integral...umas das maneira que mais gosto é acrescentar ervilhas frescas no final do cozimento...fica muito bom...bjo

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou toque. Adoro comentários!

Comidinhas Light Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino